top of page

SINOPSE:

A participação de combatentes judeus brasileiros nas forças brasileiras de Terra, Mar e  Ar durante a Segunda Guerra Mundial é pouco conhecida. Mesmo os que se tornaram heróis, agraciados com medalhas concedidas apenas em casos de bravura excepcional em combate foram quase esquecidos.

Os registros históricos da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial praticamente não explicitam a participação de brasileiros judeus. A razão é simples. Basicamente os cidadãos de fé judaica eram mobilizados normal e regularmente como qualquer outro. Entretanto, o inimigo nazista enxergava sim uma diferenciação. Os combatentes judeus participantes do conflito além de compartilhar dos riscos normais de uma guerra sujeitavam-se ainda caso fossem capturados a execução sumária ou envio aos campos de extermínio do III Reich. Foi esse lamentavelmente o destino de quase todos os militares judeus russos (85 mil) e poloneses (65 mil) que caíram prisioneiros dos alemães.

O livro apresenta relatos sobre 42 combatentes, sendo 30 do exército (26 na FEB), 4 da Marinha, 3 da FAB e 5 da Marinha Mercante. Em geral brasileiros natos de primeira geração, seus pais e avós eram imigrantes de países como Marrocos, Polônia, Turquia e Rússia. Também são apresentados mais 10 veteranos, inclusive de nações amigas, radicados no Brasil. ‘Soldados que Vieram de Longe’ é a história de autênticos heróis, que não hesitaram em expor-se ao duplo perigo, exemplo para futuras gerações.

 

O PROJETO:

A produção deste blog faz parte de um projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O conteúdo apresentado nesta página foi extraído do livro “Soldados que Vieram de Longe”, de autoria de Israel Blajberg.

Success! Message received.

bottom of page