top of page

fotos


Exposição da Semana da Pátria no Clube Monte Sinai:  Veterano Frances Akiba Andre Levy, Capitão Laurino, da Diretoriade Assuntos Culturais do Exército Brasileiro e o Autor.

Exposição da Semana da Pátria no Clube Monte Sinai: Veterano Frances Akiba Andre Levy, Capitão Laurino, da Diretoriade Assuntos Culturais do Exército Brasileiro e o Autor.

Capa do livro dos partisans Irmãos Kimelblat, lançado em 2007 no Rio de Janeiro.

Tenente R/2 de Artilharia Abrahão Fainguelernt ao tempo em que cursava o CPOR/RJ.

Retrato do Tenente R/2 de Infantaria Pedro Kullock com a dedicatória “Para Rosa, uma lembrança do mano Pedro”.

Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante Jacob Benemond.

Sargento da FAB Bernardo Stifelman, Especialista em Fotografia Aérea.

Marinheiro Leão Stambovski.

Radiotelegrafista da Marinha Mercante Guilherme Bessa.

Tenente de Artilharia Waldemar Rosenthal e sua noiva.

Soldado Miguel Grinspan, do 1° Batalhão de Guardas em solenidade na Abadia de Westminster.

Aspecto do escritório da T. Janér, onde trabalhou Saul Antelman (assinalado pela seta).

Cabo de Cavalaria Saul Antelman.

Tenente R/2 de Infantaria Pedro Kullock.

Sargento Adio Novak na Itália.

Quadro de Medalhas trazidas da Itália por Adio Novak. As de baixo são alemãs.

Apresentação para os pracinhas na Itália. Adio realizou brilhante carreira artística, integrando a dupla de acrobatas Adio & Joe, de fama nacional e internacional, não a interrompendo nem quando servia ao exército e particularmente no Front na Itália.

Tenente Alberto Chahon e sua noiva baixo o palio nupcial na Sinagoga.

1° Tenente de Infantaria Alberto Chahon.

Alberto Chahon, Cadete da Escola Militar do Realengo, Rio de Janeiro.

Irmãos Chahon, ambos Tenentes na Itália.

Tenente Alberto Chahon na Itália.

Soldados Jacob David Cohen com o correligionário Mair Credman e outro não identificado.

Da. Matilde Chahon Gammal, mãe dos tenentes Chahon entrevistada pela imprensa carioca.

Jacob David Cohen (círculo) com os colegas do Tiro de Guerra.

Batéria de Metralhadoras onde serviu o Sargento JacobDavid Cohen, orgânica do 2°/3° Regimento de Artilharia Anti-Aéreade Olinda – PE, 1942.

Identidade de ex-combaténte do Veterano Jacob David Cohen.

3° Sargento de Artilharia da FEB Boris Schnaiderman.

Gerald Goldstein, Presidente dos Veteranos USA no Rio de Janeiro, na missa recordatória do Armistício da 1ª Guerra Mundial, Igreja dos Ingleses, Rua da Matriz, Botafogo, Rio de Janeiro, em 11 nov 2007.

Casal Betty e Gerald Goldstein com as medalhas nacionais e estrangeiras que recebeu. Gerald ainda veste hoje o mesmo uniforme de Oficial Radiotelegrafista que usou a bordo durante a guerra.

Gerald Goldstein reúne Veteranos em sua residência: Allain Mirabet Viallon (França), Ignacy Felczak (Polônia), Gerald Goldstein, Moyses Graziani (França), Melchisedech Affonso de Carvalho, Charles van Hoombeck (Bélgica) e Brigadeiro Rui Moreira Lima.

Soldado Miguel Grinspan, do 1° Batalhão de Guardas em solenidade na Abadia de Westminster.

Soldado Miguel Grinspan, do 1° Batalhão de Guardas em passeios por Londres.

Soldado Miguel Grinspan, do 1° Batalhão de Guardas, quando do Desfile do Dia da Vitória de 08 mai 1946 em Londres, passagem do Contingente Brasileiro diante da Tribuna de Honra.

Soldado Miguel Grinspan, do 1° Batalhão de Guardas, em confratérnização com soldados gregos de saiote, em Londres, 1946.

Tenente de Artilharia Samuel Kicis, antes de ingressarna FEB.

Brasão de Armas da EsAO e a Bomba em Chamas, símbolo da Arma de Artilharia, apostos na placa afixada na Sala Gen KICIS.

Placa afixada na Sala de Instrução do Curso de Artilharia em 01 set 2008 na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais na Vila Militar, Rio de Janeiro, oficializando a sua denominação como - Sala General Kicis.

Convite para a dedicação da sala de aula do Curso de Artilharia - Sala General Kicis - em 1º set 2008 na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais na Vila Militar, Rio de Janeiro.

Aspectos da Sala Gen Kicis, e Turma de Artilharia do CAO 2008 da EsAO composta de 37 capitães-alunos, entre os quais 05 de Nações Amigas, Angola, Paraguay, Cabo Verde, São Thomé e Príncipe, quando da Inauguração em 1º set 2008 da Sala General Kicis na EsAO, presentes Da Leda Kicis, filha e Da Lucia Kicis, neta, GEN BDA José Alberto da Costa Abreu, comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, o autor e biógrafo do homenageado, oficiais instrutores Maj Paiva, Cap Aquilles, Cap Brito Jr, Cap Bianco, Maj Amorim, Coord Ensino, Cap De Paula (leu o texto da placa), Tenente Coronel Claudio, Comandante do Curso de Artilharia da EsAO.

Unidades onde serviu o Tenente Samuel Kicis, antes de seguir para a Itália.

Diploma do Curso de Artilharia de Costa realizado pelo Tenente Samuel Kicis.

Tenente R/2 de Infantaria Salomão Malina.

Comandante Rodin a bordo.

Comandante Rodin durante Inspeção a bordo.

Comandante Rodin e esposa embarcados.

O menino David Leon Rodin, futuro Comandante da Marinha Mercante.

Comandante Rodin e noiva.

Marechal Levy Cardoso e o Maj R2 Galper junto com o Autor no Dia da Artilharia na Vila Militar 10 jun 2008, 11° Grupo de Artilharia de Campanha, unidade FEBiana, o Grupo Montese.

Uma as peças de 105mm integrante da Batéria de Obuses di Curso de Artilharia do CPOR/RJ leva a denominação histórica de Ten Marcos Galper A foto foi tirada ainda no antigo quartel da Av Pedro II que hoje abriga o 1° Batalhão de Guardas, Batalhão do Imperador.

Em sua residência de Copacabana, o Major R/2 de Artilharia Marcos Galper guarda recordações da guerra, junto com a esposa.

O Ten R/2 de Artilharia Marcos Galper desembarcou no Rio na véspera do Desfile da FEB na Av Rio Branco, trazendo matérial capturado aos alemães a bordo de um navio de transporte.

Major R/2 de Artilharia Marcos Galper na residência em Copacabana recebe o Autor para discorrer sobre a sua atuação na FEB, em 2005.

O Veterano Melchisedec Affonso de Carvalho no Desfile Militar de 7 de Setembro em 2006 no Rio, e sendo entrevistado pelo Programa Comunidade na TV da FIERJ, em 2007 na sede da Associação dos Ex-Combaténtes do Brasil, da qual foi Diretor Cultural.

Fotos de Chahon com tocante dedicatória no verso. Moyses é o 1º à direita, onde escreveu no verso, em 11 de janeiro de 1945: “se os pensamentos transportassem os seres para onde estivessem voltados, estaria agora ai para beijar carinhosamente tuas faces, querida mãe.” Moises

O menino Moyses Chahon.

Moyses, 4º em pé da esquerda para a direita aparece junto com outros oficiais. Sentado à esquerda, o futuro Presidente da República, o então Tenente Coronel Humberto de Alencar Castello Branco.

Tenente R/2 Apolo Miguel Rezk, o maior herói da FEB, e companheiro de Chahon recebe do General Lucian Truscott, Comandante do V Exercito americano a Silver Star e a única Distinguished Service Cross recebida por um militar brasileiro (30.03.45 Lizano de Belvedere e 19.05.45 Alessandria – Itália)

Veterano General Moyses Chahon e esposa no Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial.

Flâmula do Regimento Sampaio, 1° Regimento de Infantaria da FEB, onde serviram os Irmãos Chahon.

Fotos de Chahon na Itália, 1944.

Tenente Chahon conduzindo a Bandeira Nacional na Guarda de Honra. Em 1942 estava servindo em Florianópolis. Desfila na Parada de 7 de Setembro. Como oficial mais moderno, coube-lhe ser o porta-bandeira na Guarda de Honra.

Cadete Chahon com sua Turma da Escola Militar do Realengo, onde aparece na primeira fila, primeiro à esquerda.

Tenente Chahon e noiva no dia do casamento.

2ª Batéria de Obuses 105mm, o Comandante Capitão Salomão Nauslausy assinalado ao centro.

Coronel de Artilharia Salomão Nauslausky quando comandante da EsACosAAe – Escola de Artilharia de Costa e Anti Aérea.

Salomão Nauslausky como Capitão de Artilharia Comandante de Batéria na FEB.

A Batéria de Salomão lançou projéteis por sobre as linhas alemães contendo folhetos em alemão e português, para contrabalançar a propaganda nazista.

Comissário Jacob David Niskier em fotos da época, com a Medalha de Serviços de Guerra com 3 Estrelas e identidade de Veterano.

No Monumento Nacional aos Mortos da 2ª. Guerra Mundial no Rio de Janeiro, o nome de Mauricio Pinkusfeld é um dos mais de 1.500 gravados mármore.

A ficha de Mauricio Pinkusfeld na Escola de Marinha Mercante registra que deveria concluir o estágio a bordo, o que lamentavelmente jamais viria a ocorrer. Ficha escolar até hoje arquivada no CIAGA - Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, na Av. Brasil, Penha – RIO.

Sargento Jacob Perelmann, de Niterói-RJ e soldado da FEB confratérnizam com integrantes da Brigada Judaica do Exercito Inglês, durante folga em Florenza, Itália. - Sargento Jacob Perelmann, em foto no dia que deu baixa do Exército, com dedicatória para seu cunhado. - Envelope com carimbos da FEB de censura em tempo de guerra.

Retrato de Mauricio Pinkusfeld em sua ficha na Escola de Marinha Mercante.

Samuel Safker na juventude.

Estas são algumas das poucas fotos que lembram o jovem Comissário Mauricio Pinkusfeld, com um grupo de amigos aparentemente em excursão ao ar livre. Desaparecido com menos de 18 anos no torpedeamento do Aníbal Benévolo, em 1942.

Jovem estudante Samuel Safker Samuel. O uniforme lembra o do Colégio Militar.

Cabo da FEB Samuel Safker com pais e irmãos, um dos quais também prestava serviço militar na ocasião.

Homenagem aos Cirurgiões Dentistas que integraram a FEB: Placa aposta na OCEx – Ocontoclinica Central do Exercito, na Rua Moncorvo Filho, próxima ao Campo de Santa, Rio de Janeiro. Uma replica encontra-se no Museu da FEB, na Casa da FEB a Rua das Marrecas 35 – Lapa – Rio.

Tenentes Homero Ramos Ribeiro, Ítalo Castoldi e Israel Rosenthal na Itália, 1944.

2° Tenente R/2 de Infantaria Israel Rosenthal, na Itália em Maio / 1944.

Veterano Rosenthal em solenidade no Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, Rio de Janeiro, 60º Aniversárioda Tomada de Monte Castelo em 21/02/2005.

Um jornal italiano entrevistou o então Presidente da ANVFEB Coronel Sergio Gomes Pereira e o Ten Israel Rosenthal, que posam para uma foto em frente à Casa da FEB, Rua das Marrecas, 35 – Lapa, Rio de Janeiro.

Tenente de Artilharia Salli Szajnferber, Itália 6/12/1944.

Broni - Bandeira da 148ª. Divisão alemã capturada por ocasião da rendição em Collechio. À esquerda o Ten Salli.

Diplomada da Cruz de Combaté de Primeira Classe, concedida ao Tem Salli Szajnferber por ato de bravura individual.

Comandante de Companhia da 148ª Divisão alemã se entrega escoltado pelo Ten Salli, de sabre em punho, e 3º Sgt Luiz Albuquerque Guillardecci do 6º RI.

Livreto editado pelo Comitê da França Livre relacionando franceses que partiram do Brasil para lutar na 2ª Guerra Mundial, entre os quais diversos judeus.

Manchete em hebraico: Uma Cruz sobre o Túmulo do Herói Judeu.

Sargento George Schteinberg, integrante da tripulação do Groupe Lourraine, Força Aérea da França Livre.

Diploma da Medalha da Cruz de Guerra com Palma, assinado de próprio punho pelo Gen De Gaulle, relatando a carreira do Sargento George Schteinberg, o ataque de bombardeiros do Groupe Lorraine sobre território ocupado e sua morte gloriosa frente ao inimigo.

Diploma da Cruz de Guerra concedida post-mortem ao Sargento Georges Schteinberg.

Erro reparado: em lugar da Cruz, a Estrela de David sobre a sepultura do Sargento Georges Schteinberg.

Cadernos de Guerra – desenhos de Carlos Scliar, Cabo de Artilharia da FEB, sobre os 11 últimos meses da Segunda Guerra na Itália, quando registrou em desenhos “aqueles momentos terríveis que não saem da lembrança”.

Tenente Samuel Soichet, um dos mais de 400 Tenentes R/2 oriundos dos CPORs que integraram a FEB. A história desses bravos soldados, oriundos do meio universitário, ainda hoje é pouco conhecida, encontrando-se perpetuada no Museu do Oficial R/2 no atual aquartelamento do CPOR/RJ, Av. Brasil - Bonsucesso.

Jacob Zveiter foi Controlador de Trafego Aéreo em tempo de guerra, em bases da FAB no Brasil. Passou para a Reserva como Tenente Coronel Especialista. O vemos em retrato de 2005, em Brasília-DF.


RECENT POST
bottom of page